AVES
São 222 espécies catalogadas por biólogos e guias ornitólogos especializados. Damos destaque àquela que deu nome a Fazenda, o Anacã, uma espécie de papagaio que quando excitado levanta seu cocar de cores exuberantes e impressiona por sua beleza. As árvores plantadas no entorno da sede e os buritizais atraem muitas espécies de psitacídeos, como a maracanã-guaçu e a arara-canindé, além do papagaio-campeiro e da maitaca-de-cabeça-azul que podem ser vistos da varanda dos quartos. Há também espécies de saíras, como a saíra-de-cabeça-azul e a saíra-de-bando, além do beija-flor-cinza que é muito procurado por observadores de aves.
PRIMATAS
4 espécies de primatas podem ser observadas nas trilhas da fazenda. Macaco-prego, bugio (guariba-de-mãos-ruivas), zogue-zogue e sagui-branco.
INSETOS E ARACNÍDEOS
O nosso bioma possibilita uma diversidade que impressiona. Aranhas, gafanhotos, besouros e
muitas espécies de borboletas são encontradas na fazenda, algumas durante o ano todo, e algumas em determinados meses ou estações. Tivemos a honra de receber por duas vezes o nosso querido amigo Almir Candido de Almeida, que hoje é referência nacional quando se trata de fotografia dessas belezas, tendo inclusive vários livros publicados e disponibilizados para leitura aqui na nossa biblioteca.
RÉPTEIS E ANFÍBIOS
Sapos, pererecas, serpentes, jabutis e jacarés estão sempre cruzando nosso caminho por aqui.
MAMÍFEROS
Cachorros-do-mato, iraras, antas, cuícas, quatis, cotias, capivaras e tatus, são alguns exemplares dessa vasta classe de animais que podem ser observados aqui na fazenda.