CAPTAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS

Uma cisterna com capacidade para armazenar 65.000 litros de água provenientes das chuvas, captadas através de um sistema de calhas, foi construída para ajudar a suprir nossa demanda por este recurso na época da seca.

TINTA ECOLÓGICA

Toda a estrutura da pousada, tanto a parte interna quanto a parte externa, recebeu cor através de uma técnica antiga usada para a formulação de um tipo de tinta ecológica. Trata-se de uma mistura de água, cola branca e terra, que variando o tipo e tonalidade de solo utilizado rende cores diversas, que vão do bege muito claro, ao vermelho mais intenso. Foram coletadas diversas amostras de solo na Fazenda, desde o cinza mais argiloso, ao vermelho dos cupinzeiros, para chegarmos aos tons desejados. Algumas cores surpreendem pela claridade, não parecendo ser algo a base de terra. O resultado foram cores lindas obtidas através de um processo limpo, natural e barato.

PAU A PIQUE

Esta antiga técnica construtiva foi utilizada na divisão das varandas dos apartamentos. Além de ser algo de beleza rústica que casa com todo o visual da pousada, as paredes de pau a pique são extremamente saudáveis, seguras e duráveis. Nos oferecem maior conforto térmico e acústico em relação aos métodos tradicionais de alvenaria e construção em madeira, além de favorecer a dispersão da umidade. É uma técnica econômica e que não exige grande conhecimento para executá-la.

AQUECIMENTO SOLAR

Além de ser gratuita, a energia solar é uma fonte energética limpa que contribui para a redução das emissões de gases do efeito estufa. A utilização de aquecimento solar de água gera menor impacto ambiental, e obviamente menor degradação dos recursos naturais. Estes são aspectos essenciais para melhor qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável das cidades. Toda água aquecida utilizada na pousada, em chuveiros e torneiras, advém do nosso sistema de aquecimento solar.

LÂMPADAS DE LED

Toda a iluminação da pousada é feita com lâmpadas de LED (Light Emitting Diode, ou Diodo Emissor de Luz) que proporcionam até 80% de economia de energia em comparação com as soluções de iluminação tradicionais e requerem o mínimo de manutenção devido à vida útil extremamente longa.

TRATAMENTO DAS ÁGUAS NEGRAS

A Bacia de Evapotranspiração, conhecida popularmente como “fossa de bananeiras”, é um sistema fechado de tratamento de água negra, aquela usada na descarga de sanitários convencionais. Este sistema não gera nenhum efluente e evita a poluição do solo, das águas superficiais e do lençol freático. Nele os resíduos humanos são transformados em nutrientes para plantas e a água só sai por evaporação, portanto completamente limpa.

ARTESANATO LOCAL E BRASILEIRO

Damos valor ao que é produzido na nossa região pelas mãos dos artesãos locais. São várias peças utilizadas na decoração de todos os ambientes. Animais da nossa fauna esculpidos em madeira, luminárias e abajures feitos de fibra de Patauá, jogos americanos para servir, móveis artesanais, chaveiros feitos com o ouriço da castanha do Pará e etc. É possível notar também nosso apreço pelo artesanato indígena em especial o marajoara, com lindas peças em cerâmica feitas uma a uma, cuias e artefatos em geral.

MADEIRA DE DEMOLIÇÃO

A sustentabilidade e o reaproveitamento de materiais são, sem dúvida, as grandes tendências mundiais. Na decoração, esse apelo à economia pode ser visto por meio da utilização de materiais reciclados. E nesse quesito, a madeira de demolição é uma forte realidade. A grande maioria dos nossos móveis são todos feitos com madeira de reuso. Sofás, bancadas, prateleiras, mesas, cadeiras e bancos com toda a rusticidade que esse tipo de material oferece.

COLETA SELETIVA

Todo nosso lixo é devidamente limpo, separado e segue para reciclagem. Plástico, papel e alumínio são direcionados as cooperativas de reciclagem da cidade. O orgânico, encaminhado a composteira para que vire adubo, e os vidros, são armazenados para serem utilizados futuramente quando expandirmos a estrutura física da pousada ou usados como vasos para os arranjos de helicônias.

Contato